segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

BIOLOGIA DO ACHIGÃ

O ACHIGÃ E SEUS VÁRIOS NOMES

O achigã é o peixe que tem mais nomes em todo o mundo, nos estados unidos é conhecido por largemouth bass(achigã de boca grande), black bass(achigã preto),line-side(ahigãcom um traço lateral), green bass( achigã verde),green trout(truta verde),bass(achigã)ou por perca americana, mas ainda existem mais nomes locais em diversos pontos do globo, mas tem um único nome que é igual em todo o mundo que é o seu nome científico, Micropterus salmoides.

SEUS HABITATS

As razões de sua populariedade é a sua acessibilidade de sua pesca, tem uma fácil adaptaçãoa quase todos os tipos de massas de água, preferindo no entanto águas mornas, mas nos seus continentes de origem pode ser encontrado em lagos que permanecem gelados durante vários meses. O achigã é um peixe que se desenvolve melhor em águas paradas dos lagos e albufeiras, mas também pode ser encontrado em rios de corrente fraca. Este peixe passa a maior parte do tempo em zonas pouco profundas, perto de árvores submersas ou outros objectos submersos, aproximando se da superfície se algo lhe chamar a atenção, as melhores zonas de pesca são fáceis de encontrar pois prefere locais onde existem alterações de tipos de habitat, por exemplo, as margensou zonas com vegetação ou arvores submersas, zonas onde existam algumas alterações de profundidade para ter mais possibilidade de caçar para se alimentar.

SEU TERRITÓRIO E TAMANHO QUE ATINGE

O maoir achigã que há conhecido pesou 10,150 quilos, media cerca de 81 centimetros, foi capturado na Geórgia, Estados Unidos da América, nesta região é muito fácil de encontrar peixes de 8 ou 9 quilos com 10 a 12 anos, o achigã capturado com mais idade tinha 24 anos e foi capturado no Estado de Nova Iorque, pesando apenas 3 quilos pois é uma zona que suas aguas passam muito tempo geladas.

CRESCIMENTO NA PENÍNSULA IBÉRICA

O achigã atige dimensões mais modestas, menos de três quilos pois mais de três quilos são raros e tem uma idade de 10 a 12 anos,uma das causas do seu baixo crescimento é a falta de presas adequadas e á instabilidade das albufeiras, por exemplo em Espanha o seu crescimento é favorecido pela estabilidade ambiental de suas massas de água.

ALIMENTAÇÃO E TÉCNICAS DE CAÇA

Nos Estados Unidos existe sempre uma forma de capturar achigãs, seja qual for a estação do ano, a temperatura ou o estado da água. Em condições adversas, o achigã conserva energia, mantendo se inactivo durante algum tempo á espera de algum melhor tempo para caçar, não segnificando que não estejam esfomeados, mas a probalidade de capurar presas é muito baixa e gasta muita energia assim é mais rentável estar inactivo e esperar por melhores dias para caçar algo que lhe desperte a atenção. O s pescadores sabem que nestas condições devem utilizar iscos de cores naturais parecidos com as presas habituais e que deverão ser manuseados com grande lentidão, pois só assim se pode convencer o peixe a captura a presa.
É um peixe que adora experimentar tudo o que lhe pareça comestível é atraído por tudo o que pareça que tem vidas, assim é a base para todos os tipos de isco artificial disponíveis pois tem um comportamento flexível e experimental. O achigã tem muitas técnicas de caça, tanto em aguas abertas como em locais onde se possa esconder por isso podemos encontrá lo em todos os locais possíveis de alguma albufeira, mas o achiga localiza sew principalmente num nível médio e ataca os cardumes de peixes apartir de baixo para cima, nas zonas onde existam vegetação abundante ou troncos submersos um achigã vigia as margens na procura de suas presas, o achiga reune se em pequenos grupos para caçar pois todos os elementos tem o mesmo tamanho e condições fisicas semelhantes com este comportamento melhora a eficácia da captura de suas presas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário